O NCR Fiscal Gateway é um componente responsável pela geração, transmissão e gerenciamento dos dados fiscais nas seguintes tecnologias:
- NF-e – Nota Fiscal Eletrônica
- NFC-e – Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica
- SAT – Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos
Dispositivos SAT homologados - Veja quais são os Dispositivos SAT homologados no NCR Fiscal Gateway até o momento em Dispositivos SAT homologados no NCR Fiscal Gateway.
A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e o Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT) são documentos de existência apenas digital, emitidos e armazenados eletronicamente e que tem por objetivo registrar as operações de circulação de mercadorias e prestação de serviços.
O aplicativo NCR Fiscal Gateway é uma ferramenta da NCR responsável pela transmissão das Notas Fiscais Eletrônicas, Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas ou SAT para SEFAZ e recepção dos status das solicitações. O mesmo recebe dados de uma operação que demande a emissão de um documento fiscal e realiza a comunicação com a SEFAZ do estado do contribuinte, executando as seguintes validações:
| Assinatura digital | Garante a autoridade da NF-e, NFC-e ou SAT. |
|---|---|
| Formato de campos | Garante que não ocorram erros de preenchimento dos campos exigidos. |
| Numeração da NF-e | Garante que o documento não seja recebido mais de uma vez. |
A autorização, rejeição ou denegação de uma solicitação de emissão de NF-e, NFC-e ou SAT é retornado por meio eletrônico, somente após a autorização da SEFAZ.
Como são armazenados os arquivos XMLs no NCR Fiscal Gateway?
Até a release 1.0.19.0 os XMLs gerados a partir de uma venda e/ou pedido de cancelamento eram armazenados no banco de dados do NCR Fiscal Gateway e também armazenada uma cópia de cada arquivo no diretório de configuração indicado nas Configurações dos Parâmetros do Sistema. Porém devido a necessidade de reduzir o espaço utilizado pelas vendas no banco de dados, já que o banco de dados utilizado no NCR Fiscal Gateway, o SQL Server Express possui uma limitação de espaço a ser utilizado, foi necessário optimizar o uso do banco de dados e “limpar” informações armazenadas sem causar impacto nos estabelecimentos que já utilizam o NCR Fiscal Gateway em versões anteriores.
A partir da release 1.0.19.0 os XMLs gerados a partir de vendas e/ou cancelamentos, serão única e exclusivamente gravados nos diretórios informados nas Configurações do NCR Fiscal Gateway, dessa maneira junto com melhores práticas de utilização do Banco de Dados SQL Server Express, a redução do espaço utilizado no banco de dados chegou a ser reduzida em mais de 60%, dessa maneira aumentando o tempo de uso do banco de dados sem que seja atingido o limite máximo disponível de armazenamento.
Apareceu um erro referente a ncm na hora de venda e agora?
Os ncms devem corresponder a normativa e estar sempre atualizado, o primeiro passo é se informar com o contador da empresa para que ele informe cada ncm dos produtos e então atualizar, em caso de emergência e possível colocar ncm como padrão 00000000 porem deve-se alterar o quanto antes.
Como atualizar NCM?
Para atualizar os ncms e necessário entrar em configurações fiscais, alíquotas e selecionar o produto atualizando-o no menu lateral.

